Livro "Frankenstein"

Resumo do livro “Frankenstein”:

Frankenstein (ou Moderno Prometeu) é uma obra da literatura clássica de terror, a história fala de Victor Frankenstein que cria um ser abominável tentando vencer a morte.
Após ele conseguir, fica maluco e foge deixando sua criação para trás. A criatura tinha um bom coração até sofrer muito com a arrogância das pessoas para com ele. Então resolveu procurar seu dono, o qual já não estava mais na cidade.
Essa busca foi de interminável dor e sofrimento, até alguns assassinatos (de conhecidos ou entes queridos de Victor).
Percorreram uma boa parte da Europa em uma perseguição que terminou muito mal, resultando na morte de Victor Frankenstein em um navio na Antártica congelado e o suicídio da criatura.


Criação do “monstro”

Assassinato de Elizabeth


Relação do livro com a geografia:
No livro Frankenstein a história ocorre na Europa (muitas vezes são citados alguns locais) e ao longo do livro eles passam por muitos lugares onde Victor passa por dificuldades de adaptação, pois o clima na Europa tem bastante diferença de um local para outro. Podemos usar de exemplo os mapas disponibilizados no texto, em Ingolstadt (Alemanha) o clima é temperado continental, onde a temperatura média anual é inferior a 10°C, possui escassez de chuva (ar seco) e altitude superior a 45°, eles também passam pela Noruega, onde o clima é temperado oceânico onde os meses não são secos, possui média de temperatura anual de 14°C e não apresenta o inverno tão rigoroso.
Várias vezes é citado que eles passam pela floresta na perseguição e podemos  observar que no clima temperado oceânico a vegetação é floreta caducifólia e no temperado continental é a pradaria, isso pode causar a dificuldade em adaptação porque eles acabavam habitando na floresta e um tipo é diferente do outro.

A suíça e os alpes franceses de Victor Frankenstein

 As viagens de Frankenstein e a criatura pela Europa



  Criatura “conhecendo” o mundo

Um comentário:

  1. Nossa, muito interessante. Quem dera as aulas de geografia na escola fossem assim. Parabéns pelo blog !

    ResponderExcluir